Wednesday, October 05, 2005


No Bumba

Deixei meu carro no mecânico pra manutenção e tive que andar de ônibus pela cidade. Desde que você não precise usar deste sistema de transportes todos os dias, posso dizer que um rolê por São Paulo de ônibus pode ser divertido e curioso.

Sempre fico imaginando o que as pessoas pensam em seus trajetos monótonos, na cara de "otoridade" do cobrador, no stress do motorista e de olho nas tantas coisas que passam pela janela.
Muita coisa passa desapercebida quando se está ao volante. Alguns prédios novos, outros ficando cada vez mais velhos e, as vezes, decaindo aos poucos. ouvi certa vez q as ruínas são bonitas, feia é a decadência.

Nessas observações achei estranha a placa acima. Percebeu que os obesos foram incluidos na categoria de especiais? Será que é pra liberar mais espaço e assim enfiar mais gente no já saturado sistema de transporte? Parace paranóia mas acho q não é.
Notei que as coisas mudaram da época que eu era mais um dos se espremiam no "gaiola".
O busão que peguei na Angélica pra chegar na V. Mariana tinha uma mudança macabra no seu interior. Todos os bancos depois da catraca eram individuais, menos o do fundão. Excelente medida pro dono da viação! Com menos gente sentada, cabe mais gente de pé!!! Um cara desses é um gênio. Gênio do mal e da filhadaputice. Já não basta o cidadão pagar caro por um serviço falho e pouco confiável?

Tá certo que, depois do gordinho passar da catraca (se passar), ele sentado ocupa menos espaço no corredor, mas será que é por ai? Com o aumento do peso médio do brasileiro – não por comer bem e mais, mas por comer pior – será que vai sobrar espaço para os comuns? Pq separam os gordinhos do resto das pessoas? Não tenho nada contra os gordos, afinal estou acima do peso e se não ficar esperto, morro com as artérias entupidas e serei enterrado numa caixa de piano.

Fiquei pensando se não seria o começo de uma nova fase de vigilância Policamente-Correta.
Conversava dia desses com Alex, meu grande sócio: Primeiro perseguem os fumantes, depois os gordos. Acho que esse papo PC nada mais é q uma forma enrustida de preconceito.